A hipótese de eficiência de mercado

Rodrigo Peñaloza
4 min readFeb 1, 2025

--

David Friedman, em Hidden Order: the Economics of Everyday Life,de 1996, pp. 10-12, explica a hipótese de eficiência de mercado mediante a analogia da mudança de faixa na pista para a faixa mais rápida e a escolha da fila mais curta no supermercado. Esclareço, porém, antecipadamente um ponto. Quando se diz que as velocidades nas faixas são iguais em equilíbrio, isso não quer dizer que se está em equilíbrio literalmente. Afinal, não é essa nossa experiência na mudança de faixas. O que isso significa é que, por unidade de tempo, na média, as velocidades médias serão iguais. A noção de equilíbrio é, portanto, a síntese de um estado variável de coisas.

Nas filas de supermercado, os tamanhos não serão exatamente iguais, mas esse será o estado de coisas que as pessoas provocarão. Basta que cada uma olhe para as filas adjacentes e escolha se fica na que está ou muda para uma das laterais. Logo, ninguém tem que ter o conhecimento perfeito de todas as filas no supermercado, basta o conhecimento local (como se diz em equilíbrio geral) ou fragmentado (na linguagem de Hayek). Quando, no modelo, se diz que o agente conhece todos os parâmetros, isso não significa que as pessoas reais conhecem todos os parâmetros (tal como se conhecessem todas as filas no supermercado). Isso é apenas um artifício simplificador de análise (e útil para o analista), pois é consistente com os resultados de conhecimento fragmentado.

Agora, o texto:

Quando o tráfego fica pesado, sua faixa é sempre a mais lenta. Você troca de faixa, mas, alguns minutos depois, a picape azul surrada que estava logo atrás de você na pista que você deixou está à sua frente.

Para entender por que é tão difícil seguir uma estratégia bem-sucedida de mudança de faixa, considere que outras pessoas também estão procurando uma faixa mais rápida - e os carros que entram em uma faixa rápida diminuem a velocidade, assim como as pessoas que se deslocam para uma fila pequena no supermercado a aumentam. Em equilíbrio, todas as faixas são igualmente lentas.

Uma análise mais elaborada permitiria os custos de stress e laterais amassadas ​​de mudanças contínuas de faixa. Em média, se todo mundo é racional, deve haver um pequeno ganho de velocidade ao mudar de faixa - se não houvesse, ninguém faria isso e o mecanismo descrito acima não funcionaria. A recompensa deve ser igual ao custo do trocador de faixa marginal - aquele para quem mudar de faixa mal vale a pena. Se a recompensa fosse menor do que isso, ele não mudaria de faixa; se fosse mais, outra pessoa mudaria.

Os médicos ganham muito dinheiro. Tornar-se médico leva muitos anos de trabalho duro como estudante de medicina e residente. Esses dois fatos não são dissociados. Os salários em diferentes profissões são controlados pelo mesmo tipo de processo que iguala linhas e faixas. Ao escolher sua profissão, não basta perguntar quem paga mais; o fato de uma profissão ser mais bem remunerada é uma evidência de que é menos desejável em outros aspectos - ou é mais arriscada ou é mais desagradável ou tem formação mais cara . Se não fosse esse o caso, todos estariam nessa profissão - com salários muito baixos. A pergunta certa a fazer é: Em qual profissão você se encaixa mais, em comparação com outras pessoas fazendo escolhas semelhantes? É como decidir se deve seguir uma estratégia de mudança de faixa de acordo com a idade do seu carro ou se deve procurar uma fila menor de acordo com o tamanho de seu carrinho de compras.

A versão de mercado de filas igualmente longas e faixas igualmente rápidas é a hipótese de mercados eficientes: os preços das ações refletem todas as informações públicas sobre as empresas (se comprar é obviamente um bom negócio, quem venderia?), de forma que é melhor economizar o custo de contratar um analista de investimentos e escolher ações jogando dardos no Wall Street Journal.

Agora você sabe por que a hipótese é verdadeira e por que é falsa. Se ela fosse verdade, os investidores ignorariam as informações sobre as empresas - e não haveria nada para manter o mercado eficiente.

Os reais preços das ações devem se desviar daquilo que as ações valeriam o suficiente para que valha a pena o tempo de alguém para descobrir o que elas deveriam valer e assim negociar conforme o que descubra.

A pessoa que deve mudar de faixa na estrada é alguém dirigindo um carro com a lateral amassada. A pessoa que deve manter o mercado eficiente é alguém com informações privilegiadas ou alguém com muita experiência em negociação em larga escala. Se não é você, saia da jogada.

A estrutura lógica desses exemplos - equilíbrio econômico - aparecerá várias vezes ao longo deste livro. Depois de entender claramente quando e por que as filas de supermercados têm o mesmo comprimento e faixas na via expressa são igualmente rápidas e por que e em que circunstâncias elas não são, você adicionou ao seu kit de ferramentas mentais um dos conceitos mais úteis em economia. Se tudo estiver óbvio de primeira (ou até de segunda), então na sua escolha de carreira você deve considerar seriamente se tornar economista.

--

--

Rodrigo Peñaloza
Rodrigo Peñaloza

Written by Rodrigo Peñaloza

PhD in Economics from UCLA, MSc in Mathematics from IMPA, Professor of Economics at the University of Brasilia.

No responses yet