EFEITO-BAUMOL
Se o skill e a produtividade de um músico de orquestra hoje são essencialmente os mesmos de um músico há 200 anos, por que o músico de orquestra ganha mais hoje que naquela época, relativamente a atividades alternativas que, no período, experimentaram tanto aumento de produtividade?
Quando nos outros setores ocorre aumento de produtividade e os salários aumentam, isso aumenta o custo de oportunidade do músico. As atividades alternativas à profissão de músico tornam-se mais atraentes e, portanto, seu custo de oportunidade aumenta. Logo, no mercado de músicos, as orquestras têm que pagar um salário mais alto pra atrair o músico.
Algo similar ocorre com o barbeiro, cuja tecnologia é a mesma desde sempre e, mesmo assim, os barbeiros ganham relativamente mais hoje do que ganhavam, por exemplo, há 200 anos.
Isso é conhecido na Teoria Econômica por Baumol cost disease ou ainda efeito-Baumol. Samuelson faz o mesmo aplicando a países desenvolvidos e subdesenvolvidos, o que acabou sendo cunhado como efeito Balassa-Samuelson.
Leituras sugeridas:
Baumol, W. & W. Bowen (1965). “On the performing arts: the anatomy of their economic problems”. The American Economic Review, 55: 495–502.
Baumol, W. & W. Bowen (1966). Performing Arts, The Economic Dilemma: A Study of Problems Common to Theater, Opera, Music, and Dance. Cambridge, MIT.
Samuelson, P. (1964). “Theoretical notes on trade problems.” Review of Economics and Statistics, 46: 145–154.
Balassa, B. (1964). “The purchasing power parity doctrine: A reappraisal.” Journal of Political Economy, 72: 584–596.