MACROLOGIA

Rodrigo Peñaloza
1 min readJan 21, 2025

--

Pintura: O Orador, de Martin Ley Ussing.

Macrologia = μακρολογία = discurso longo.

Quando alguém se estende demais num discurso, faz macrologia. Se na escrita, conota também o vulgo “textão”. Você pode usar esse termo com aquele mimizento que faz textão e você não parecerá ofensivo. Sócrates, no diálogo Górgias, de Platão, passagem 461d, diante das longas respostas de Polo, impõe uma condição para a retomada da conversa:

Se te abstiveres, Polo, do discurso longo. [Τὴν μακρολογἰαν, ὦ Πῶλε, ἢν καθἐρξῃς].

No diálogo Protágoras, de Platão, Sócrates debate com o sofista Protágoras sobre se a virtude política pode ser ensinada ou não. Protágoras tem o hábito de responder com longos discursos e praticamente falar sozinho, bem diferente da simplicidade socrática. Em certo momento de ironia (no trecho 334 C,D), Sócrates reclama que Protágoras fez um discurso tão longo que ele até se esqueceu de qual era o assunto do debate.

Protágoras, acontece que eu sou um homem que se esquece das coisas e, se alguém me faz um discurso longo, eu me esqueço do assunto. [ὦ Πρωταγόρα, ἐγὼ τυγχάνω ἐπιλήσμων τις ὢν ἄνθρωπος, καὶ ἐάν τίς μοι μακρὰ λέγῃ, ἐπιλανθάνομαι περὶ οὗ ἂν ᾖ ὁ λόγος].

Se Sócrates vivesse hoje, dar-nos-ia a recomendação:

Abstém-te de falar demais (de enrolar, de fazer textão). [κάθερξον τὴν μακρολογἰαν].

--

--

Rodrigo Peñaloza
Rodrigo Peñaloza

Written by Rodrigo Peñaloza

PhD in Economics from UCLA, MSc in Mathematics from IMPA, Professor of Economics at the University of Brasilia.

No responses yet