Políticos não aprendem

Rodrigo Peñaloza
1 min readDec 24, 2023

--

David Levine, no obituário que escreveu em memória de Jack Hirshleifer, conta que em um trabalho de 1960, Water Supply: Economics, Technology and Policy (University of Chicago Press), Jack Hirshleifer e J. DeHaven fizeram uma análise custo-benefício de um método novo para a provisão de água no sul da Califórnia e, como economistas, fizeram a recomendação técnica que julgaram apropriada aos políticos da vez.

O tempo passou e, sete anos mais tarde, Jack Hirshleifer, agora com J. Milliman, escreveu um artigo avaliando o que aconteceu depois daquela história do método de provisão de água. O artigo foi “Urban water supply: a second look”, publicado em The American Economic Review, 57 (1967), pp. 169-178. No artigo, Hirshleifer e Milliman basicamente contam que os políticos simplesmente ignoraram a recomendação técnica e fizeram exatamente aquela que era a pior escolha. Hirshleifer, sempre irônico e humorado, conclui o artigo com as seguintes palavras:

“Parece que a agenda para os economistas agora é colocar uma prioridade mais baixa sobre qualquer posterior refinamento de recomendação para esses eficientes e altruístas administradores que possam existir na terra do nunca e, em vez disso, dever-se-ia focar na elaboração de instituições pelas quais administradores falíveis e imperfeitos sejam forçados a aprender com os erros”.

--

--

Rodrigo Peñaloza
Rodrigo Peñaloza

Written by Rodrigo Peñaloza

PhD in Economics from UCLA, MSc in Mathematics from IMPA, Professor of Economics at the University of Brasilia.

No responses yet