VANITAS VANITATUM

Rodrigo Peñaloza
2 min readNov 14, 2023

--

Hegel divide a totalidade das coisas em três grandes momentos, numa relação dialética: Ideia (tese), Natureza (antítese) e Espírito (síntese). O Primeiro momento, a Ideia, também se divide numa tríade dialética: Ser (tese), Essência (antítese) e Noção (síntese). Nesse processo do primeiro momento, as tríades evolvem, desde a primeira tríade, Ser-Nada-Devir, até a última síntese, que é a Ideia Absoluta, a qual Hegel identifica com Deus, e que é a instância em que a Natureza é antitética à Ideia.

Apesar de tanta argúcia, que mente primitiva colocaria Deus como parte de um sistema que a própria criatura, em sua inteligência limitada e finita, concebeu?

Algumas questões do Livro dos Espíritos, compiladas por Allan Kardec:

Questão 10: Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?
R.: “Não; falta-lhe para isso o sentido.”

Questão 13: Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos idéia completa de seus atributos?
R.: “Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir (...).

Questão 17: É dado ao homem conhecer o princípio das coisas?
R.: “Não, Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo.”

Questão 27: Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?
R.: “Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal.

Hegel descreveu Deus como a Ideia Absoluta, o resultado de um devir das tríades da Ideia, o limiar entre Ideia e Natureza. Ele viu na Ideia a Razão que explica Deus. Vanitas vanitatum.

Sic transit gloria mundi...

--

--

Rodrigo Peñaloza
Rodrigo Peñaloza

Written by Rodrigo Peñaloza

PhD in Economics from UCLA, MSc in Mathematics from IMPA, Professor of Economics at the University of Brasilia.

No responses yet